Alimentação

O IPPI possui uma cozinha completamente equipada, e pessoal especializado na confeção diária dos alimentos. Neste espaço, procura-se que a alimentação das crianças se aproxime o mais possível do das nossas casas, mas sempre de acordo com as regras de higiene e segurança da legislação em vigor (HACCP, Conf. Regulamento CE nº 852/2004 do Parlamento Europeu).

As refeições disponibilizadas são elaboradas tendo em conta as idades e as necessidades nutricionais de cada faixa etária, sendo a alimentação completa em todas as valências, incluindo o Berçário. Nos casos em que se verificam restrições alimentares, as mesmas são comunicadas antecipadamente, a fim de se servirem refeições alternativas.

A alimentação do IPPI é composta pelas seguintes refeições:
– Almoço;
– Lanche;
– Reforços (a meio da manhã e final da tarde)

( Consulta das ementas no placard da receçao da instituição)

Gabinete de psicologia

O Gabinete de Psicologia é dinamizado por um Psicólogo com formação superior em Psicologia da Educação e Orientação Vocacional, e uma especialização em Psicoterapia da Criança e do Adolescente. Possui, como princípio, uma intervenção sistémica, junto das crianças da Instituição em articulação com os pais ou Encarregados de Educação, professores e escolas em que as crianças se inserem. Tendo como objetivos não só a intervenção direta, mas também a ação preventiva, o Gabinete de Psicologia procura contribuir para o desenvolvimento global das crianças do IPPI e para a construção da sua identidade pessoal.

 Principais atividades desenvolvidas
– Avaliação psicológica a crianças;
– Psicoterapia;
– Apoio de natureza psicológica e psicopedagógica a crianças, funcionários, pais e encarregados de educação, no contexto das atividades educativas, tendo em vista o sucesso académico.

– Interligação com diversos agentes educativos (educadoras de infância, auxiliares de ação educativa, pais e encarregados de educação; professores; entre outros);
– Despiste de crianças com necessidades educativas especiais, avaliar as dificuldades e planear estratégias de intervenção adequadas;
– Promoção do envolvimento parental na Instituição através da dinamização de encontro de Pais e de reuniões de Aconselhamento Parental;
– Dinamização de programas de desenvolvimento de aptidões para a aprendizagem académica no 1º ciclo ( 5-6 anos)

Terapia da fala e ocupacional

O IPPI dispõe de Especialidades Terapêuticas como forma de dar resposta às necessidades específicas das crianças que apresentam necessidades especiais de caráter temporário ou permanente.

Constituída por uma Equipa multidisciplinar como Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais e Psicólogos, regulados pela Entidade Reguladora da Saúde que avaliam, diagnosticam e intervêm nas suas respetivas áreas de atuação com crianças sinalizadas pelas educadoras, familiares ou pela intervenção precoce.

Este apoio ocorre durante o horário de funcionamento da Instituição, tendo em vista a prevenção, diagnóstico e intervenção em crianças que apresentem as seguintes dificuldades:

  • Alterações das funções auditiva, visual, cognitiva;
  • Comunicação e alterações associadas;
  • Fluência do discurso;
  • Linguagem Oral e Escrita;
  • Alterações associadas à força muscular, amplitude e precisão dos músculos orais (lábios, bochechas, língua, entre outros) e suas funções;
  • Voz;
  • Articulação; Deglutição;
  • Alterações de coordenação e planeamento motor;
  • Alterações na motricidade fina;
  • Desmotivação académica;
  • Dificuldades de aprendizagem;
  • Dificuldades de integração sensorial;
  • Hiperatividade e Défice de Atenção;
  • Necessidades Educativas Especiais;
  • Problemas Comportamentais;
  • Problemas emocionais;