Respostas Sociais

CRECHE
A Creche do IPPI é um espaço destinado ao apoio pedagógico e ao cuidado das crianças com idades compreendidas entre os 3 meses e os 36 meses, bem como o apoio às suas famílias. Este é o primeiro passo de um longo caminho educativo, com um peso fundamental no futuro das nossas crianças. Esse percurso inicia-se com a entrada para o Berçário, a partir dos 3/4 meses, e até ao primeiro ano de vida. Posteriormente, transitam para as salas seguintes da Creche até aos 36 meses. Durante este percurso, procura-se que as crianças, sempre com o acompanhamento da Equipa Pedagógica da sala, encontrem um espaço harmonioso, com atividades e brincadeiras adequadas à sua faixa etária e níveis de desenvolvimento que contribuam para a promoção do seu desenvolvimento físico, emocional e intelectual.

Para mais informações venha conhecer as nossas instalações e solicitar o regulamento da creche.

PRÉ-ESCOLAR

Dos 3 aos 6 anos de idade, antes do ingresso na escola do 1º Ciclo, as crianças do IPPI frequentam a Valência do pré-escolar. Este é um espaço privilegiado para a realização de aprendizagens estruturantes e decisivas no desenvolvimento da criança, que terão influências diretas no seu sucesso académico e social. Tendo em conta o Projeto Curricular de cada sala, são elaboradas atividades adequadas às suas faixas etárias que, dinamizadas pelas Educadoras de Infância e Ajudantes de Ação Educativa, estimulam competências adequadas ao desenvolvimento e crescimento das nossas crianças.

Para mais informações poderá visitar as nossas instalações e solicitar o regulamento do pré-escolar.

ATL

O IPPI encontra-se igulamente a dinamizar  ATL em 4 escolas básicas da rede pública, que se destina aos alunos que frequentam o 1º ciclo ( 7 –10 anos), das respetivas escolas. O ATL funciona nos momentos de extensão do horário escolar (7H30 – 9H00 e das 17h30 – 19h00 ) dando igualmente apoio nas horas de almoço (12h00-13h15). Nas interrrupções letivas encontramo-nos em funcionamento nas escolas das 7h30 às 19h00.

O ATL é um espaço lúdico, de lazer e de partilha, onde são realizadas várias atividades, tais como:

– O apoio diário aos trabalhos escolares (das 17h30m às 18h30m), com exceção da sexta-feira
– Atividades de Expressão Plástica
– Atividades de Expressão Dramática
– Jogos Educativos
– Atividades desportivas e de motricidade
– Festas e convívios

Para mais informações poderá visitar-nos ou entrar em contato.

AAAF

As atividades de Animação de Apoio à família, não são mais do que um ATL destinado às crianças  do pré-escolar , assegurando atualmente o IPPI este serviço em 5 jardins-de-infância da rede publica do concelho de ODIVELAS.

Igualmente a AAAF é um espaço lúdico, de lazer e de partilha, onde as crianças que frequentam o Jardim de Infância da rede pública podem expressar, experimentar e desenvolver as seguintes atividades

Inglês e Música (Professores especializados)
Arte-Mix (Experienciação e cruzamento de várias expressões artísticas)
Doutor Sabichão (Ciência divertida, educação ambiental, cidadania e culinária)
Toca a Mexer (Jogos educativos, jogos de exterior)
MDT (Movimento, danças e teatro)
– Visitas e Colónia Balnear

Para mais informações poderá visitar-nos ou entrar em contato.

GABINETE DE PSICOLOGIA

O Gabinete de Psicologia é dinamizado por um Psicólogo com formação superior em Psicologia da Educação e Orientação Vocacional, e uma especialização em Psicoterapia da Criança e do Adolescente. Possui, como princípio, uma intervenção sistémica, junto das crianças da Instituição em articulação com os pais ou Encarregados de Educação, professores e escolas em que as crianças se inserem. Tendo como objetivos não só a intervenção direta, mas também a ação preventiva, o GABINETE DE PSICOLOGIA procura contribuir para o desenvolvimento global das crianças do IPPI e para a construção da sua identidade pessoal.

 Principais atividades desenvolvidas
– Avaliação psicológica a crianças;
– Psicoterapia;
– Apoio de natureza psicológica e psicopedagógica a crianças, funcionários, pais e encarregados de educação, no contexto das atividades educativas, tendo em vista o sucesso académico.

– Interligação com diversos agentes educativos (educadoras de infância, auxiliares de ação educativa, pais e encarregados de educação; professores; entre outros);
– Despiste de crianças com necessidades educativas especiais, avaliar as dificuldades e planear estratégias de intervenção adequadas;
– Promoção do envolvimento parental na Instituição através da dinamização de encontro de Pais e de reuniões de Aconselhamento Parental;
– Dinamização de programas de desenvolvimento de aptidões para a aprendizagem académica no 1º ciclo ( 5-6 anos)

ALIMENTAÇÃO
O IPPI possui uma cozinha completamente equipada, e pessoal especializado na confeção diária dos alimentos. Neste espaço, procura-se que a alimentação das crianças se aproxime o mais possível do das nossas casas, mas sempre de acordo com as regras de higiene e segurança da legislação em vigor (HACCP, Conf. Regulamento CE nº 852/2004 do Parlamento Europeu).

As refeições disponibilizadas são elaboradas tendo em conta as idades e as necessidades nutricionais de cada faixa etária, sendo a alimentação completa em todas as valências, incluindo o Berçário. Nos casos em que se verificam restrições alimentares, as mesmas são comunicadas antecipadamente, a fim de se servirem refeições alternativas.

A alimentação do IPPI é composta pelas seguintes refeições:
– Almoço;
– Lanche;
– Reforços (a meio da manhã e final da tarde)

( Consulta das ementas no placard da receçao da instituição)

Pin It on Pinterest

Share This