Sobre Nós

Quem Somos

Instituto Português de Pedagogia Infantil (IPPI) – IPSS

É uma Instituição Particular de Solidariedade Social, situada na Freguesia da Póvoa de Santo Adrião, Concelho de Odivelas.

Presta apoio social e pedagógico, de modo integrado, às valências de Creche (do Berçário até aos 2 anos), Pré-Escolar (3 aos 5 anos) e  ATL. (dos 6 aos 10 anos), nas escolas públicas do concelho de Odivelas procurando responder sempre às necessidades familiares da comunidade em que se insere.

Instalações

O Edifício do IPPI, construído de raiz, apresenta amplos espaços e salas, tanto em termos arquitetónicos como do ponto de vista do conforto ambiental e da segurança, no sentido de proporcionar a utilização dos espaços de forma equilibrada e segura. É composto por três pisos, em que funcionam as valências CRECHE e PRÉ-ESCOLAR para além de todos os serviços essenciais à dinâmica funcional da Instituição, (Secretaria, cozinha, refeitórios, ginásio, gabinete de psicologia e diversos espaços de recreio interiores e ao ar livre).

História do IPPI

Em meados da década de setenta, um conjunto de pais, oriundos de Moçambique, confrontado com a carência de espaços e serviços de qualidade na área da educação, na Freguesia da Póvoa de Santo Adrião, uniram-se para a criação duma resposta de ATL. Assim, o IPPI foi fundado em 1979, com a publicação oficial dos Estatutos.

Mas, foi num dia de 1981 que a obra começou!… Alguém com os estatutos na mão, dirigiu-se à junta de Freguesia para aí afirmar:

-“Viemos de Moçambique onde trabalhámos com crianças. Gostaríamos de criar aqui na Póvoa de Santo Adrião, uma Instituição com esse fim”

Nos seus rostos era visível esse querer e esse nobre sentimento. A ideia, então um sonho, foi agarrada e difundida. Estendeu-se a homens e mulheres de boa vontade e de ideário sublimado. Uniram-se, e assim nasceu a obra do IPPI na Póvoa de Santo Adrião.

As primeiras instalações foram  numa pequena loja, onde se acolheram as primeiras 8 crianças em ATL.

Que espaço tão pequeno para um trabalho tão grande!

A dedicação, o querer, o gosto pelas crianças, de toda a equipa, fundadores e funcionários, tangeram quase o impossível.

Dos esforços conjugados de sucessivos corpos sociais e da dedicação de todos os seus sócios, resultaram êxitos como o da conclusão do belo edifício atual sede do IPPI, em 1996. Idealizadas de raiz, proporcionam às valências de creche (3-36 meses), e de pré-escolar (3 anos – 6 anos) um espaço de qualidade e excelência,

Ao longo destes anos, houve momentos de êxito, momentos de crise… a euforia e o desencanto sucederam-se, alternaram na vivência de uma atividade continuada desenvolvida por diferentes dirigentes, e uma GRANDE EQUIPA de recursos humanos, que asseguraram e asseguram o CRESCER DO IPPI, em que a verdade pedagógica e a proximidade com a família e comunidade imperam.

Deste modo, conseguimos levar avante este projeto, com muito empenho, trabalho e dedicação, de todos os que nos ajudam.

É necessário continuar a desenvolver a obra do IPPI. Para isso precisamos de carinho e apoio de todos.

Pin It on Pinterest

Share This